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Hoje vou deixar-vos um guia completo dos ícones da Chanel. Toda a história da mala que, até hoje, faz as delícias de muitas mulheres.
A Chanel é uma marca de topo. Consegue sempre aliar a elegância ao estilo da época, dando sempre muito que falar. (os desfiles da marca são qualquer coisa!)
Então e como é que a marca ganhou nome? Devido a uma única mulher, Mademoiselle Coco Chanel. Uma mulher com um sentido de estilo incomparável e que sabia perfeitamente o que qualquer mulher precisava para se sentir bem e se mostrar poderosa!
"Fashion passes, style remains."
Mademoiselle Chanel revolucionou o mundo das mulheres quando, em Fevereiro (02) de 1955 (55), relança a 2.55 (nome dado devido à data), para um mercado muito mais abrangente. Criou uma mala icónica e que, por muito que o tempo passe, nunca sai de moda.
Mas esta não é apenas uma mala! Todos os seus pormenores foram pensados, desde a cor do forro ate às correntes.
Antes de Coco Chanel ter inventado esta mala todas as mulheres andavam com carteiras de mão, nunca tendo hipótese de ter total liberdade nos seus movimentos. A 2.55 foi desenhada com tiracolo para facilitar a vida das mulheres, que na altura já se dividiam entre a vida doméstica e a profissional, de modo a terem as mãos e os braços livres.
E agora vamos aos pormenores...
É acolchoada por ter sido inspirada nos casacos de Jockers.
O próprio forro tem um significado. O forro era burgundy por ser a cor dos uniformes do colégio interno em que Coco andou na infância. Actualmente, para além desta cor, podemos encontrar uma gama variada de cores para o forro que acompanham a cor da mala.
As correntes metálicas foram inspiradas nas carteiras que os soldados usavam na altura.
Todas as 2.55 têm um bolso escondido na pala da mala que servia para guardar as cartas dos amores proibidos; o bolso na parte traseira da mala, chamado de "O sorriso de Mona Lisa" por ter as pontas um pouco levantadas, servia para guardar o dinheiro extra e todas as malas têm um bolso com o tamanho perfeito para um baton.
Em 2005, Karl Lagerfeld fez uma recriação da mala original criada por Coco Chanel. Foi lançada na comemoração do 50º aniversário da 2.55, com um novo nome: 2.55 Reissue.
E agora perguntam vocês, então mas a 2.55 Reissue e a Classic Flap não são a mesma mala? Nem por isso. A Classic Flap foi uma crianção de Karl Lagerfeld na década de 80, que apesar de manter todas as características e peças criadas por Coco, é um pouco diferente. Nos dias de hoje, esta é a mala mais desejada da Chanel.
2.55 Reissue:
Classic Flap:
A "vintage" lambskin é criada através de uma técnica específica, que foi especialmente aperfeiçoada por Coco Chanel para dar aquele ar mais vintage à mala.
Já a lambskin é uma pele firme e extremamente flexível mas um pouco frágil. É bastante sensível à humidade e à fricção repetida devido ao tratamento que lhes é dado.Tem que se ter muito cuidado porque qualquer coisa pode danificá-la, mas não é por isso que deixa de ser a mais vendida da Chanel. Este tipo de pele é ideal para quem pretende uma mala para sair à noite. (Uma Chanel só para sair à noite? Não me parece.)
A pele caviar (para mim, a melhor!) é de uma textura fina e flexível, elegante para qualquer ocasião.
Na 2.55 as alças são entrelaçadas com peças de jóias da mesma cor que a corrente enquanto que na Classic Flap é entrelaçada com tiras de couro. Quando usadas nos ombros, elas adaptam-se à sua forma tornando a mala um objecto confortável de transportar.
Por fim, os fechos. O fecho Mademoiselle criado por Coco Chanel pertence à 2.55 Reissue enquanto que os CC entrelaçados (que nós tanto gostamos de ver nas malas) foram pensados e desenvolvidos por Karl Lagerfeld.
E os preços, querem saber?
2.55 Reissue
Classic Flap
Nota: este valores são aproximados e podem variam consoante as características da mala que escolher.
Sabia que?
Adoro moda e tudo aquilo que ela representa. E, claro, adoro esta mala.
Uma mala Chanel não se resume ao seu preço. Ela tem uma história por trás, um porquê de ser como é e, para mim, é isso que lhe dá valor (sem contar com os materiais de luxo que usam para a fabricar).
A mala Chanel é um ícone, um símbolo de estilo e no fim o valor acaba por importar muito pouco (qualquer mulher que adore moda tanto como eu perceberá o que estou a dizer).
Claro que é um desejo totalmente longíquo mas para sonhar ainda não pagamos imposto, não é o que dizem?
Com amor,
J♥